ecolabore.net

Ecolabore Engine v4.0

Postado há 1 mês

Ecolabore_Engine_v4.0_2019-02-19.php
Baixar 9 Downloads

A versão 4 trouxe algumas mudanças importantes na estrutura da Ecolabore Engine que a tornou incompatível com as versões anteriores.

Até que todas as ferramentas sejam adaptadas para esta nova versão, preferimos desativar algumas para antecipar seu lançamento.

A edição on-line é uma das ferramentas que permanecerá desativada até completarmos sua migração.

Todavia, outras ferramentas foram modificadas e receberam melhorias, juntamente com novas ferramentas que agora fazem parte do sistema.

As principais novidades da versão 4 estão listadas a seguir:

Integração com serviços externos

A Ecolabore Engine está dando os primeiros passos para trabalhar com outros serviços da Web. Alguns serviços já foram implementados, mmas nossos usuários poderão aguardar por incríveis novidades em breve.

Dos serviços implementados, destacam-se:

  • Envio de emails via SMTP
  • Envio de torpedos SMS, através da PapoSMS
  • Verificação de autoridade no Google Webmasters
  • Geração de "robots.txt" e "sitemap.xml"
  • Geração de feeds RSS que podem ser integrados a diversos serviços

Para facilitar o gerenciamento destes e de futuros serviços, o ambiente administrativo foi reorganizado. Os sites dos usuários também receberam ferramentas para configurar seus próprios serviços.

Reorganização da biblioteca de coponentes

A biblioteca de componentes foi revisada e reorganizada, de forma que a estrutura de pastas passa a refletir com maior clareza a correlação entre os componentes.

O mesmo aconteceu com os arquivos de controle, cujos nomes foram padronizados para o estilo camelCase.

Novos módulos

Para o layout, estão disponíveis novos módulos, como a barra "breadcrumbs" e um menu de navegação na parte inferior da página.

As seções agora podem ser movidas não apenas para a direita e para a esquerda, mas também para a barra de navegação inferior, para a barra de navegação principal ou para dentro de qualquer pasta ou submenu.

Além do banner no topo da página, agora também é possível inserir informações no rodapé do template, como é costume se inserir informações sobre a organização ou sobre o copyright.

Finalmente é possível comentar nos posts, através de um formulário para comentar e uma lista para exibir comentários.

Personalização do layout

Esta foi a maior mudança desta nova versão. Embora o sistema de renderização tenha sido mantido e a estrutura de blocos HTML, CSS e Java Script tenha sido em grande parte reutilizada, Criamos um espaço totalmente novo para os blocos de composição HTML, CSS, JavaScript, legendas, ícones, fontes e demais componentes do layout.

A partir desta separação, pudemos oferecer uma ferramenta ao usuário que provê acesso total a todos os componentes, permitindo editar qualquer bloco e até criar seus próprios blocos.

Também passa a ser possível exportar e importar personalizações de layout, permitindo instalar novas fontes, paletas de cores e até mesmo templates completos.

Blogs flexíveis

Os blogs certamente são a ferramenta mais importante da Ecolabore Engine. E para fazer jus a tal importância, recebeu uma mudança fantásttica nos formulários de edição de posts.

Além de ser possível escolher quais detalhes serão exibidos na listagem de posts, também é possível escolher quais detalhes serão apresentados na exibição do post completo.

Os formulários para a criação e edição dos posts agora se ajustam aos detalhes escolhidos, de tal forma que sejam exibidos somente os campos necessários para alimentar estes detalhes.

Várias opções de blogs já configurados estão disponíveis no menu de opções ao criar uma nova seção, de tal forma que pode não ser necessário configurar manualmente seu blog.

Formulários flexíveis

Da mesma forma que os blogs, também os formulários são uma ferramenta importante para a interação com os usuários.

Além de ser possível personalizar livremente os formulários, na versão 4 você também pode escolher quais colunas serão exibidas na lista de formulários recebidos.

Perfil do usuário

É verdade que ainda faltam ferramentas importantes, como acrescentar uma imagem de apresentação ao perfil. Noentanto, alguns avanços foram dados:

  • O usuário pode editar seus dados cadastrais
  • O usuário pode alterar sua senha
  • O usuário pode verificar seu endereço de email através de um email de verificação
  • O usuário pode verificar seu número de telefoe através de SMS de verificação
  • O perfil do usuário mostra os sites que ele administra
  • O perfil do usuário lista as publicações mais recentes

Melhorias diversas

São tantas as mudanças que dificilmente seremos capazes de destacar todas. Todavia, aqui está uma miscelânea do que ainda não foi mesionado:

  • Os formulários agora são "tableless", podem ser exibidos em linha, na grade ou empilhados em telas pequenas.
  • Os módulos e listas agora possuem 4 opções de largura e número de colunas: para celulares, tablets, desktops e TVs, facilitando o desenvolvimento de layouts responsivos.
  • Acrescentados novos detalhes para a listagem de posts, para exibir o local onde o post foi publicado, o nome de quem postou, palavras-chave e muito mais.
  • Novas colunas em tabelas e novos índices que facilitam o rastreio de todos os posts de um usuário, comentários em conversas, compromissos e outras atividades.
  • Campos de formulário padronizados permitem o intercâmbio de informações entre diferentes áreas do site, como preencher automaticamente uma ficha de inscrição com os dados do usuário.
  • É possível configurar o idioma padrão no próprio site.
  • É possível editar as informações sobre a organização.
  • A página "Informações sobre este site" agora exibe os dados da organização e lista seus administradores.
  • A página "Informações sobre este site" pode ser personalizada.
  • A página de pesquisa também pode ser personalizada e um módulo de pesquisa pode ser inserido no layout.
  • A personalização de módulos está mais padronizada e consistente.
  • Até mesmo os formulários de edição podem ser personalizados quando as âncoras estão visíveis.
  • Outros módulos do sistema também podem ser personalizados através da interface de gerenciamento de blocos do template.

29 Visualizações

Menu do Ecolabore Portal